IKIGAI é uma palavra japonesa, que pode ser traduzida por “razão de viver”, “o motivo que faz você acordar todos os dias”.
Okinawa é o berço desse conceito, onde vivem muitos centenários, em uma das chamadas Blue Zones, áreas do mundo onde estão concentradas as maiores populações de centenários.
Estudos correlacionam o IKIGAI com menores taxas de mortalidade em idosos, por isso o termo ficou conhecido como o segrego japonês de longevidade.
Mas claro, IKIGAI viajou o mundo! Entre os anos 70 e 80 houve grande interesse no estudo das práticas japonesas para viver mais e melhor.
A Dra. Iza Kavedžija, Professora Sênior de Antropologia na Universidade de Exeter, aponta que IKIGAI não se trata de buscar a própria felicidade em seu estado ideal.
Esta busca incansável pode nos levar a grandes frustrações, porque a vida não é sempre flores, né?
Pode ser mais simples, e por isso, plenamente alcançável: ter objetivos de vida definidos, que nos levem ao bem-estar e alegria.
Ken Mogi, neurocientista japonês, compartilhou a sua visão sobre o tema, e nos mostra IKIGAI nas coisas simples:
“Meu ikigai menor é correr 10 km em Tóquio todos os dias. Mas, como cientista, minha maior alegria é ter ideias novas e, talvez, dar uma contribuição para o mundo. Isso também é meu ikigai".
Motivos de alegria, bem-estar e contentamento fazem parte de uma longevidade saudável.
A vida moderna é extremamente desafiadora, por isso é muito importante termos razões pessoais de propósito. Não precisa ser nada extravagante. Basta que seja o motivo pelo qual você acorda todos os dias disposto a viver de forma mais plena!
Qual é o seu IKIGAI? O que te impulsiona a viver?
Comments