Não há saúde integral sem emocionalidade saudável.
Tão importante quanto cuidarmos do nosso corpo é cuidarmos das nossas emoções. Nosso corpo físico está conectado aos nossos pensamentos e às nossas emoções. Não há saúde integral se alguma dessas partes está em desequilíbrio.
Todo pensamento gera um sentimento, e todo sentimento gera uma ação!
Para OMS, saúde emocional é “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”.
A definição descreve o mundo ideal, mas todos nós sabemos que existe uma enorme diferença entre o mundo ideal e o mundo real, concordam? E nem sempre é simples reconhecer em nós mesmos quando um fator emocional acaba interferindo na nossa saúde física.
Observamos isso na nossa prática diária quando atendemos utilizando a Terapia Neural.
A Terapia Neural é uma abordagem integrativa que foca não na doença, mas sim em toda história de vida do paciente para entender como se iniciou e desenvolveu sua queixa atual.
Através da escuta atenta nós identificamos as possíveis localizações das irritações do sistema nervoso autônomo que podem estar causando o problema e procedemos com aplicação de anestésico local com o intuito de reestabelecer o equilíbrio do corpo como um todo.
Sempre nos perguntam: e como vocês sabem onde aplicar? E sempre respondemos: não sabemos de antemão!
Cada ser é único na sua forma de reagir aos golpes da vida e a terapia neural respeita essa individualidade. Uma cicatriz, por exemplo, que é a descontinuidade do tecido, pode ser um campo irritativo de uma lembrança ruim para uns e para outros, não.
Lembre-se que o nosso organismo está completamente ligado ao processamento emocional. Precisamos entender e ressignificar a nossa história de vida, com sensibilidade e autocompaixão.
Como você tem se tratado? Que tipos de pensamentos e sentimentos tem nutrido?
Buda já disse: "o seu ser, tanto quanto qualquer pessoa em todo o universo, merece o seu amor e sua afeição."
Você é plenamente capaz não apenas de evitar doenças, mas ser protagonista na promoção da sua própria saúde.
Entenda o porquê de suas escolhas, engaje-se em seu bem-estar em tempo integral.
Saúde integral não é condição temporária, é estilo de vida e anda lado a lado com o gerenciamento saudável das emoções.
Um abraço,
Hilse & Tarsila.
Comments