top of page
Buscar
Foto do escritorAdachi Nakao

Desconectar para ser feliz

Como descobrir alguma atividade prazerosa em meio às atribulações cotidianas?


No meu último plantão de fim de semana percebi um colega anestesiologista contando com entusiasmo mais um caso de complicação cirúrgica. Em todos nossos plantões juntos jamais o ouvi falar sobre outro assunto.


Ele é jovem, recém-saído da residência médica e, além dos relatos trágicos, está sempre reclamando de cansaço e mau-humor.


Perguntei: Gabriel, você possui um hobby? Ele me olhou confuso e eu insisti: um hobby? Ou qualquer outra atividade que lhe desconecte da sua rotina de trabalho e lhe dê satisfação pessoal? Triste, ele confirmou que não. E com certeza não deve ser o único.


Segundo pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu estado mental piorou no último ano.


Num cenário de pós pandemia, ter momentos de escape para relaxar e esquecer dos problemas é mais que necessário.


De acordo com psicólogos, quando nos dedicamos a uma atividade agradável atingimos um estado mental de menor ansiedade que ajuda a regular nossas emoções e estresses do dia a dia. Porém, para que esses benefícios sejam efetivos é preciso colocar o hobby como uma prioridade dentro da rotina.


Quem não descarrega seu cansaço acaba carregando-o consigo.



O corpo humano obedece a um relógio biológico e, assim como existe um período ótimo para se produzir, existe também um tempo necessário para se desligar, relaxar e conseguir recarregar as baterias.


O escritor e pesquisador especialista em longevidade Dan Buettner demonstrou que ter um hobby para desconectar-se das obrigações diárias é um hábito em comum entre as comunidades com mais pessoas longevas no mundo.


Mas como fazer isso? Como descobrir alguma atividade prazerosa em meio às atribulações cotidianas?


Dedique momentos exclusivos para você!


Tentar algo simples como testar uma nova receita na cozinha, ingressar numa aula de pintura ou trabalhos manuais, aprender a tocar um instrumento musical, maratonar uma série na TV ou experimentar um novo esporte sem cobranças por performance são algumas sugestões.


Quando fazemos algo prazeroso, aumentamos nossos níveis de ocitocina, dopamina, serotonina e endorfina que são os neurotransmissores responsáveis pela nossa felicidade.


Portanto, desconectar-se dos padrões de comportamento atuais e ter um momento dedicado exclusivamente para si além de nos deixar mais felizes, alivia nossas tensões no trabalho, melhora nossa disposição, nos proporciona mais equilíbrio e saúde emocional, e ainda contribui para uma vida mais longa!


E você, qual atividade lhe desconecta e lhe faz mais feliz?


Lembre-se: você é integral, sua saúde também deve ser.


Um abraço,


Hilse & Tarsila.






24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page