Como ter uma vida emocional mais saudável
- Adachi Nakao
- 10 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
O nosso corpo tem uma forma própria de sinalizar que precisa de ajuda para se reorganizar: os famosos sintomas.
Os sintomas mais comuns do emocional em desequilíbrio, especialmente em quadros ansiosos, são: insônia, dores de cabeça, rigidez muscular, tristeza, ansiedade generalizada, irritação e baixo limiar a contrariedades.

Quando não prestamos atenção aos estímulos da nossa rotina, temos dificuldades para correlacionar os sintomas físicos a desequilíbrios emocionais.
A consequência é o estresse crônico, que interfere de forma negativa em nossa qualidade de vida. O nosso corpo está conectado aos nossos pensamentos e emoções. Não há saúde integral se alguma dessas partes está em desequilíbrio.
Acreditamos que problemas de saúde podem ser uma oportunidade de repensar os hábitos de vida. Por isso, listamos 3 ações práticas para que você consiga implementar todos os dias em prol de uma emocionalidade mais saudável!
1. PAUSAS ESTRATÉGICAS
Não queira dar conta de tudo todos os dias. É simplesmente impossível!
Reflita sobre o que é realmente prioritário e faça pausas em alguns horários específicos.
Acredite, 15 minutos longe do celular e com consciência da sua respiração, podem ser muito revigorantes.
A respiração profunda aciona o nosso sistema parassimpático, desacelera o batimento cardíaco e traz sensação de calma. Experimente!
2. SEU TEMPO, SUA AGENDA
A vida moderna tem suas vantagens e facilidades, mas também pode ser extremamente sugadora de energia.
Você não precisa estar disponível o tempo todo em aplicativos de mensagens, respondendo “just in time”. Todos temos 24 horas para viver todos os dias e precisamos entender que alguns compromissos são inadiáveis, mas ser um adulto saudável definitivamente não envolve estar disponível para tudo e todos.
A maioria das pessoas não tem o tempo para fazer tudo que gostaria. Ter prioridades é focar no que realmente importa na sua fase atual de vida.
3. PROCURE AJUDA
Nem sempre conseguimos manejar bem o estresse e ajuda profissional é necessária. Se você tem sobrecarga que não está conseguindo administrar, procure auxílio psicológico especializado.
Os desequilíbrios hormonais e fisiológicos não devem ser medicados por conta própria. Analgésicos e anti-inflamatórios mascaram sintomas, e, na maioria das vezes, podem ser dispensados.
As terapias integrativas, como acupuntura e terapia neural, ajudam a compreender a causa do problema e atuam de forma efetiva na melhora dos quadros disfuncionais.
Lembre-se: você é integral e a sua saúde também deve ser!
Com carinho,
Hilse & Tarsila.

Comments