top of page
Buscar

Cada um no seu tempo: A importância de respeitar o seu próprio ritmo e exercer o autocuidado

  • Foto do escritor: Adachi Nakao
    Adachi Nakao
  • 30 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Homem correndo na praia

“Alguém se formou aos 22 anos, mas esperou 5 anos antes de conseguir um bom emprego. Alguém se tornou CEO aos 25 anos e morreu aos 50. Enquanto outro se tornou CEO aos 50 anos e viveu até os 90 anos. Alguém ainda está solteiro, enquanto alguém de seu grupo escolar se tornou avô. Obama se aposentou aos 55 e Trump começou aos 70. Todos neste mundo trabalham com base em seu fuso horário. As pessoas ao seu redor podem parecer à sua frente e algumas podem parecer estar atrás de você. Mas todo mundo está correndo sua própria corrida, em seu próprio tempo. Não os inveje. Eles estão no fuso horário deles e você no seu. Então relaxe. Você não está atrasado. Você não está adiantado. Você está no seu tempo”.


Esse trecho, de um autor desconhecido, nos lembra a importância de respeitar o nosso fuso horário pessoal e abraçar o ritmo único de nossas vidas.


Em um mundo repleto de comparações e pressões sociais, muitas vezes nos encontramos ansiosos por alcançar metas e conquistar sucesso na mesma velocidade que os outros.


No entanto, é essencial lembrar:


Cada um de nós tem seu próprio caminho e seu próprio tempo de desenvolvimento. Não há uma linha de chegada única para todos e o tempo não é um indicador absoluto de sucesso ou felicidade.

A vida é uma maratona individual, e cada um de nós está correndo em seu próprio ritmo.


Enquanto alguns de nossos colegas de escola estão formando famílias e se tornando avós, outros podem estar solteiros e focados em outras áreas de suas vidas. Não devemos nos comparar aos outros, pois todos têm seus próprios desafios, oportunidades e ritmo de crescimento.


Então, em vez de focar em como a vida do outro aparentemente está melhor do que a sua, que tal concentrar em seus próprios objetivos e metas?


Hoje é um dia especialmente bom para fazer isso: embora o tempo não seja o mesmo para todos, datas indicam o encerramento de ciclos e o começo de novas temporadas.


O primeiro semestre do ano encerrou. O que você pretende alcançar nessa segunda metade de 2023?


Independentemente da sua resposta, deixamos com muito carinho, 3 conselhos:


1- Opte pelo autocuidado, de forma ativa e consistente.


Os dias passam cada vez mais rápido, é muito fácil se deixar de lado, priorizando agendas que não são nossas. Mas lembre-se: se você não cuidar de si, ninguém cuidará! Comprometa-se com o autocuidado, pilar do seu bem-estar físico e emocional.


A maioria das pessoas não tem o tempo para fazer tudo que gostaria. Ter prioridades é focar no que realmente importa na sua fase atual de vida.

2- Implemente mudanças simples!


Hábitos não mudam de um dia para o outro. Precisamos construir novas perspectivas para que o nosso cérebro realmente se engaje na mudança. Precisamos ter motivos genuínos para que a mudança permaneça!


Comece pelo básico: beba água, coma alimentos de verdade, ande mais!


Acredite, mudanças simples na rotina e estilo de vida trazem grandes resultados na saúde como um todo.

3- Não se compare.


Cada um tem suas próprias experiências, aprendizados e oportunidades únicas. Comparar-se com os outros apenas gera ansiedade e insatisfação.


Devemos aprender a abraçar nosso próprio ritmo e valorizar as conquistas e experiências que nos moldaram até o presente momento.


Em um mundo que valoriza a rapidez e o imediatismo, é essencial lembrar que cada um de nós tem seu próprio tempo de crescimento.


Respeitar nosso próprio fuso horário nos permite abraçar a jornada pessoal e apreciar cada etapa ao longo do caminho.

Então, relaxe e siga em frente com confiança, sabendo que você está no seu tempo e escrevendo sua própria história.



Foto de Hilse e Tarsila








 
 
 

Comments


Copyright © 2024 ADACHI NAKAO

bottom of page